terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Viver é um grande desafio

Está na moda a palavra Ágape............ e vivenciar o Ágape?
 





Depois de assistir uma entrevista de Divaldo Pereira Franco reflito assim foi com Chico Xavier e também com algumas pessoas queridas que vieram para vivenciar o AMOR ÁGAPE.
.
Amor Ágape se tornou conhecido a partir do livro ÁGAPE resultado da experiência física, emocional e espiritual vivida pelo Padre Marcelo e essa palavra também está nos escritos dos evangelistas.
.
Quando da divulgação do livro pude agradecer em pensamento a muitas pessoas que caminharam comigo todos esses anos, umas por muito tempo, outras por um tempo breve, e todas me ensinaram a entender o AMOR ÁGAPE e foram muitos anos aprendendo a exercitar esse amor .
.
Já se passaram 20 anos e eu continuo aprendendo.
.
Muitos aprendem pela DOR e outros pelo AMOR.  Aprendi pelo AMOR, no início não entendia do por que a busca pelo conhecimento, de estar com pessoas com o mesmo pensamento filosófico.
.
E valeu muito esse aprendizado precoce, o amadurecimento espiritual e emocional para vivenciar experiências pessoais com a compreensão que não teria se não houvesse o conhecimento
.
Aprendi, estudei muito a filosofia espírita em todos seus aspectos filosóficos, científicos e morais (onde Jesus é a perfeição a ser alcançada).
.
E todo esse aprendizado me ajuda a ter a compreensão total para conviver com 2 mundos de forma natural, que se interligam por formas pensamentos, que se mostram visíveis ou audíveis.
.
E aprendi que muito mais que conhecer as manifestações físicas e/ou intelectuais está o AMOR.
.
E a cada dia reflito muito, observando as pessoas, suas emoções, suas dores, experiências de vida e a forma como cada uma delas exemplifica o seu AMOR.
.
Hoje é muito fácil dizer “eu te amo” mas quantos de nós parou para pensar: que tipo de amor estamos vivendo?
Hoje muitos que afirmam amar atormentam seus amados.  Outros querem ensinar amor e agridem outros tantos. Enquanto outros afirmam que o amor é uma utopia.
.
Os gregos têm várias palavras para expressar “AMOR”: Eros, Ludus, Storge, Phila, Pragma, Philautia e Ágape.
.
O ÁGAPE não se aprende nos livros, se aprende nos desprendimentos que fazemos em nossa vida.
ÁGAPE – é o amor incondicional, amor que nada pede em troca, e não se refere a um sentimento, mas a um comportamento e ações.
.
Então se pensarmos que ágape é o amor traduzido pelo comportamento, pela escolha, então o ensinamento de Jesus a nós e ao próximo faz sentido.
.
Amar a si mesmo – é respeitar o próprio corpo, zelando e cuidando da saúde desse corpo na atenção aos alimentos e bebidas ingeridas .
E zelar pela nossa própria condição espiritual alimentando a mente positivamente. Como consequência zelar pela saúde do próximo, que chega a pequenos detalhes como a limpeza da cidade e preservação do meio ambiente em todos seus aspectos.
.
Isso é amar o próximo.
.
E fica a pergunta e o amor aos inimigos? Será que são mesmos nossos inimigos?
Aprendemos que ninguém é totalmente inimiga ou vítima quando consideramos que há muitas experiências que vivemos por mais de uma existência.
Amor ágape nos convida a nos comportar amorosamente para com ele, significa ter paciência. ser respeitoso, embora ele se comporte mal.
Já me fizeram muitas vezes essa pergunta: como posso amar alguém que tanto mal me fez?
Verdade não é fácil, começamos aceitando a pessoa como ela é, sem que perturbemos a nossa emoção interior. É um aprendizado diário, constante, possível.
.
Essa parte da ação não é fácil, ágape nos convida à paciência, á tolerância, respeito, generosidade, confiança, perdão.
.
Viver é um grande desafio.
.
Conviver com os demais, auxiliar-se mutuamente, colaborar e crescer juntos requer exatamente esse amor ÁGAPE. 
.
ÁGAPE :  amor-ação, amor-comportamento.
.
Aprendamos pois a amar a nós mesmos, ao nosso próximo, a quem não nos quer bem, a quem nos faz mal. Tarefa difícil mas não impossível.
E FICA O CONVITE À REFLEXÃO: COMO VOCÊ ESTÁ VIVENCIADO O SEU “TE AMO”?

Nenhum comentário:

Postar um comentário